“Vamos proteger quem nos protege”
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

“Vamos proteger quem nos protege”. Esta campanha, de solidariedade nacional, visa dotar o maior número possível de bombeiros voluntários portugueses com Equipamentos de Proteção Individual para combate a incêndios. A iniciativa nasce fruto dos acidentes registados no ano passado, durante os fogos florestais, em que alguns bombeiros perderam a vida e outros ficaram gravemente feridos.

 

 

Perante este cenário, os responsáveis do Banco BiG decidiram ajudar os bombeiros portugueses na criação de condições de segurança individuais para aqueles que de forma corajosa nos protegem. Através de uma primeira aproximação do Banco BiG aos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, que no incêndio na serra do Caramulo viram morrer dois dos seus membros e outros dois ficarem gravemente feridos, foi desde logo detetada a necessidade de substituir o ineficiente fato-macaco de sarja que normalmente os bombeiros vestem, por um Equipamento de Proteção Individual para o combate a fogos florestais.

Nascia assim uma parceira dinamizada pelo Banco BiG com os Voluntários de Carregal do Sal que levou à criação de um modelo próprio, inovador e produzido em Portugal agora disponível para os 95 bombeiros desta corporação. Criado o novo equipamento, o Banco BiG decidiu lançar esta campanha nacional com a colaboração da Liga dos Bombeiros Portugueses, pretendendo alargar a todos os portugueses a possibilidade de contribuírem para equipar o maior número de Voluntários e assim proteger quem nos protege. A campanha foi lançada em maio de 2014 e decorrerá até ao final de setembro deste ano.

Conta com um site própiro (http://www.coragem.pt/) e uma página de facebook (Coragem) para a sua divulgação. A mecânica da campanha é bastante simples. Qualquer pessoa poderá fazer a sua doação, através das seguintes formas:

• Abrindo uma conta no Banco BiG, revertendo automaticamente 20€ para a campanha;

• Por transferência para o NIB 0061 0050 00572997500 21;

• Através de uma chamada telefónica para o número 760 782 000;

• Ou ainda num agente payshop.

Finalmente, por cada euro doado, o Banco BiG compromete-se a doar o mesmo valor até um total de 500.000 euros, fazendo com que todos os donativos bancários valham a dobrar. Os fundos recolhidos pelo Banco BiG serão utilizados para a aquisição dos equipamentos de proteção de acordo com as necessidades identificadas pela Liga dos Bombeiros Portugueses.