Homenagem a ex-militares marca arranque das Festas de Loureiro 2013
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No passado Sábado, 18 de Maio, pelas 21 horas arrancaram as Festas de Loureiro. Uma sessão de abertura para se continuar a lembrar os nossos, a lembrar a nossa história, lembrar que há 1020 anos um certo Godesteu deixou gravado neste dia para os seus vindouros o nome de Loureiro escrito, na altura Laurario. O 18 de Maio de 993 é assim recordado por ser o dia em que se conhece a referência escrita mais antiga de Loureiro.

Estas festas são entre este dia e o 21 de Junho, em que se assinala a elevação de Loureiro a Vila que aconteceu em 1995. Este ano, durante as festas, lembram-se todos os militares, combatentes e ex-combatentes Loureirenses que nas mais diversas guerras ou operações defenderam a Nação ou ajudaram outros a viver um pouco mais em paz.

Conforme referiu o Presidente da Junta de Freguesia no seu discurso de abertura das festas, “é de toda a justiça lembrar todos eles, nomeadamente os que em maior número participaram na chamada “Guerra Colonial”. Meses e meses longe da família, perto do perigo, sem saberem o que o futuro lhes reservava. Homens de coragem, obediência e fé. Homens que sempre acreditaram num país melhor, numa vida mais bonita. A nossa história é a nossa história e vocês são dela uma parte importante.

 

São muitos os Loureirenses que estiveram ao serviço nas mais diversas campanhas. Não estamos aqui para discutir política, estamos aqui para vos homenagear e dizer-vos que Loureiro tem orgulho naquilo que são, no que deram ao país e na forma como lembrais essa fase tão delicada das vossas vidas. Sabemos que a guerra, no seu conceito geral nunca deveria ser uma realidade para o ser humano e sabemos que muitos de vós ficaram com mazelas para toda a vida.

Estarmos aqui hoje a falar, a recordar e a homenagear esses períodos das vossa vidas tem também como objectivo, além do conhecimento da história, ajudar a curar um pouco mais essas mazelas. Lembrar-vos é conhecermo-nos melhor enquanto freguesia. Obrigado pela vossa presença e pela ajuda que deram à Junta de Freguesia na concretização desta homenagem.”

Associação de Comandos e Liga dos Combatentes

A presença do Tenente Coronel Jorge Barroso em representação dos Comandos e do Furriel Miliciano Manuel Pinto Nunes em representação da Liga dos Combatentes foram as intervenções que enquadraram o tema e explicaram aos presentes o que fazem estas duas instituições no apoio aos ex-combatentes, como nasceram e que tipo de actividades organizam. Foram os dois unanimes ao enaltecerem a Junta de Freguesia de Loureiro pela homenagem que este ano é prestada aos ex-militares.

No fim desta Sessão teve lugar a abertura da exposição “Loureirenses na Guerra”, um período de descontração onde todos os presentes puderam visionar fotos, objetos, revistas, fardas e documentos expostos. Uma recordação que muito agradou e que trouxe à memória esses tempos difíceis da guerra colonial.

Poesia por Evaristo Queirós do TAL

No ano em que o TAL – Teatro Amador de Loureiro comemora 30 anos de atividade, o seu presidente, Evaristo Queirós, participou nesta sessão de abertura recitando alguns poemas alusivos à guerra. Cultura e memória juntas, tornando estas cerimónias públicas um espaço de simbolismo que muito ajudam ao conhecimento coletivo de Loureiro.

Romagem ao cemitério

No Domingo, dia 19, no fim da Missa das 10:30 horas teve lugar uma romagem ao cemitério. Primeiro junto à pedra do repouso o Abade de Loureiro, padre Nuno Pereira dirigiu uma oração e depois umas palavras sobre a paz, que é sempre a melhor opção para a vida dos Homens.

Também Rui Luzes Cabral enquadrou esta homenagem e a sua pertinência dizendo que o objetivo é lembrar todos aqueles que participaram na guerra, qualquer que tenha sido. Referiu que Portugal é, a este nível, no presente, um dos melhores países para se viver, onde se vive longe de conflitos armados e sociais. Depois colocou uma coroa de flores na pedra do repouso em memória de todos aqueles que já faleceram e que estiveram em operações militares. De seguida deslocaram-se para a campa onde repousam os restos mortais de dois militares falecidos em combate, Joaquim Figueiredo Brilhante morto na Guiné em 1968 e Aníbal Alves Carreira morto também na Guiné em 1970. Em representação da família estiveram presentes um irmão de cada um deles, Fernando Carreira e Domingos Brilhante que depositaram mais uma coroa de flores. Também aqui Rui Luzes Cabral lembrou em particular a memória destes dois loureirenses, vitimas de um conflito que depois de tantos anos ainda deixa feridas em muitas famílias.

Joaquim Figueiredo Brilhante

Aníbal Alves Carreira

Cartaz das Festas de Loureiro 2013

18 de Maio – Auditório da Junta de Freguesia de Loureiro; 21:00 horas - Sessão Solene de Abertura com testemunhos de ex-combatentes na Guerra do Ultramar, Declamação de poesia por Evaristo Queirós do TAL e Abertura da exposição “Loureirenses na Guerra”.

18 de Maio – Junta de Freguesia de Loureiro; 09:00 às 13:00 horas - Formação “Como abrir um negócio” pela Olivetree Consult.

19 de Maio – Romagem ao Cemitério em sufrágio pelos militares já falecidos; 11:30 horas - Homenagem aos Loureirenses que participaram na guerra.

27 a 31 de Maio – “Semana da Criança”, atividades nas diversa escolas da freguesia.

31 de Maio – Auditório da Junta de Freguesia de Loureiro; 14:00 às 17:30 horas - Final Municipal do Torneio de Damas, organização do Centro Lúdico.

31 de Maio, 1 e 2 de Junho – Clube Equestre de Loureiro, 6.º Concurso Nacional de Obstáculos de Loureiro.

7 de Junho – Auditório da Junta de Freguesia; 21:00 horas - Palestra e demonstração de práticas de Reiki pela Associação Portuguesa de Reiki / Núcleo de Santa Maria da Feira.

8 de Junho – 15:00 horas - Passeio Cicloturístico pela freguesia, pela Associação de Cicloturismo do Centro.

8 de Junho – Praça Nossa Senhora de Alumieira - IV Encontro de Gastronomia de Loureiro 21:30 horas - Atuação do Grupo de Folclore Jusã de S. Vicente Pereira.

9 de Junho – Praça Nossa Senhora de Alumieira - IV Encontro de Gastronomia de Loureiro 16:00 horas - Atuação do Grupo de Dança Fusion de Loureiro.

9 de Junho – Praça Nossa Senhora de Alumieira; 09:00 horas - IV Encontro 2 Rodas Antigas

9 de Junho – Praça Nossa Senhora de Alumieira - Feira de Artesanato.

15 de Junho – Auditório da Junta de Freguesia de Loureiro, 21:00 horas - Abertura do 30.º Aniversário do TAL – Teatro Amador de Loureiro com um Espetáculo de Teatro por um Grupo de Toulouse, França.

15 de Junho – Clube Desportivo de Loureiro, 16:00 horas - Futebol Feminino no Campo do Barão

16 de Junho – 09:30 horas - Caminhada à Nossa Senhora da Ribeira com a Comissão Social de Freguesia e ACREFA, com saída da sede da ACREFA

21 de Junho – Auditório da Junta de Freguesia de Loureiro, pelas 21:00 horas - Sessão Solene de Encerramento das Festas de Loureiro com Homenagem ao Loureirense mais Idoso e participação do Orfeão de Loureiro.

Atividade Extra – 23 de Junho, 21:00 horas - Desfile de Marchas Populares integradas nas Festas de S. João Baptista, desde a Praça Nossa Senhora de Alumieira até ao Adro da Igreja.

 

Nota: Encontra mais fotos das diversas actividades na página do facebook da Junta de Freguesia de Loureiro.