Recomendações Úteis TDT
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A ANACOM vem mais uma vez ao contacto com V. Exa.para abordar o tema da migração para a televisão digital terrestre. Fizemo-lo no passado, tendo sido possível contar com a prestimosa colaboração de V. Exa. na prestação de apoio à população no âmbito deste processo, difundindo informação e esclarecendo dúvidas.

Mais uma vez o fazemos, pois o apoio das entidades locais, pela relação de proximidade que têm com as populações, é absolutamente imprescindível na ligação aos cidadãos. Apesar do número de reclamações que recebemos estar a diminuir, em setembro registou-se o menor número desde que se iniciou o desligamento do sinal, em janeiro de 2012, ainda subsistem algumas dificuldades na receção do sinal. Para ajudar as populações na identificação e resolução das dificuldades enviamos em anexo um documento com . informações práticas para a resolução dos problemas. Mais uma vez apelamos à vossa boa vontade e espírito de colaboração na difusão daquele conjunto de recomendações sempre que os cidadãos vos contactem por registarem dificuldades na receção de TDT.

Recomendações úteis para ultrapassar as dificuldades mais frequentes na receção de TDT

A televisão digital foi concebida para chegar a 100% da população portuguesa. Todos deverão conseguir receber o sinal digital de televisão, nuns casos por via terrestre, noutros casos através de satélite. Na televisão analógica não era assim, a televisão não chegava a todas as pessoas: a RTP chegava a 96% da população, a SIC a 93% e a TVI a 84% das pessoas.

Além de chegar a toda a gente, a televisão digital proporciona uma melhoria da qualidade da imagem e do som, sendo ainda possível gravar programas, parar o programa que se está a ver ou consultar a programação dos diversos canais – dependendo das características dos equipamentos instalados.

Estes benefícios ainda não são sentidos por todos, pois há cidadãos que continuam a sentir dificuldades na receção de TDT que podem dever-se a problemas nos equipamentos/instalações ou sinal.

Para uma rápida resolução dos problemas que ainda possa ter com a receção de TDT deve começar por identificar a origem dos mesmos, seguindo os passos seguintes:

1) Confirme, de forma gratuita, através do telefone 800 200 838 ou por consulta no sítio http://tdt.telecom.pt, se está numa zona com cobertura TDT, em que a receção é efetuada via antena terrestre comum, ou se está numa zona DTH, em que a receção é efetuada via antena parabólica (via satélite).

2) Se reside numa zona satélite terá que instalar um kit complementar satélite e uma antena parabólica. Só assim conseguirá assegurar a receção do sinal com qualidade, durante todo o tempo.

2)Se está numa zona TDT, mas tem problemas de receção, esses problemas podem estar a ser provocados por anomalias na instalação da antena ou dos equipamentos descodificadores (em cerca de 60% das reclamações analisadas localmente pela ANACOM os problemas deviam-se a estas anomalias).

Assim, e para poder despistar eventuais vulnerabilidades na sua instalação verifique os seguintes pontos:

(1) Confirme se o descodificador/televisor que possui é compatível com a norma DVB-T e com o formato de compressão de vídeo MPEG 4/H.264;

(2) Verifique se tem instalada uma antena exterior. As antenas interiores normalmente , não permitem a receção de TDT em boas condições; (Nota 1)

(3) Verifique se a antena de receção exterior é adequada (faixa de UHF) e se está orientada para o emissor da rede TDT que melhor serve a sua área de residência; (Nota 2)

(4) Confirme se todas as ligações estão estabelecidas de forma correta e se os cabos, fichas e respetivos contactos se encontram em boas condições; (Nota 3)

(5) Tenha em atenção que a instalação da antena exterior a uma altura mais elevada nem sempre é a que garante as melhores condições de receção; (Nota 4)

(6) Se tiver que instalar a sua antena exterior a uma altura mais elevada, certifique-se que o mastro apresenta a estabilidade necessária, de modo a não oscilar com a ação do vento; (Nota 5)

(7) Caso a antena de receção exterior esteja a alimentar mais do que um televisor pode necessitar de um amplificador de sinal que permita compensar as perdas introduzidas, quer pelos cabos coaxiais, quer pelos repartidores e tomadas de TV;

(8) Caso esteja nas imediações do emissor de TDT e a receção evidencie problemas permanentes ou temporários, verifique se está a utilizar um amplificador e em caso afirmativo experimente retirá-lo da instalação.

Se todos os aspetos atrás referidos estiverem em condições, mas ainda assim os problemas se mantiverem, há uma elevada probabilidade de o problema ser no sinal pelo que deverá contactar o operador de rede – a Portugal Telecom – no nº gratuito 800 200 838 ou em www.tdt.telecom.pt. Adicionalmente poderá reportar a situação à ANACOM pelo nº 800 20 66 65 ou em www.anacom.pt.

Nos contactos referidos acima pode ainda obter informações sobre os programas de comparticipação e subsidiação destinados a minorar os custos com a aquisição dos equipamentos para receção de televisão digital.

Têm direito ao subsídio, correspondente a 50% do preço do equipamento, com o limite de 22 euros, os titulares do RSI, os reformados e pensionistas com rendimento mensal até 500 euros, e os portadores de um grau de deficiência igual ou superior a 60%.

Existe ainda um subsídio destinado à instalação de antenas, parabólicas e outras, no valor de 61 euros. Podem candidatar-se a este subsídio os requerentes beneficiários do programa de subsidiação que tenham 65 ou mais anos de idade, vivam em situação de isolamento social por razões conjunturais ou estruturais, e que estejam referenciados pela Segurança Social.

Os programas vigoram até 31 de dezembro de 2012.

Notas:

[1]À exceção de um reduzido número de casos particulares em centros históricos.

[2]Tal informação pode ser obtida pelo número grátis 800 200 838 ou por consulta no sítio http://tdt.telecom.pt. Com a migração para a TDT, poderá ser necessário reconverter a sua instalação de receção e reorientar a antena exterior, uma vez que o emissor de TDT que melhor serve atualmente a sua área de residência pode já não coincidir com o(s) da rede analógica anterior.

[3]Algumas fichas e tomadas introduzem elevadas atenuações e degradam severamente o sinal recebido, impedindo a boa receção de TDT; Cabos coaxiais antigos ou de má qualidade podem não garantir os requisitos mínimos de blindagem, tornando a instalação de receção suscetível e vulnerável a perturbações diversas; por se tratar de aspetos, por vezes difíceis de analisar através de uma simples observação visual, sugere-se que tais verificações sejam efetuadas por um técnico especializado, que avaliará a necessidade de intervir na instalação de receção de televisão.

[4]Em determinadas circunstâncias, é aconselhável tentar encontrar a inclinação mais favorável para a antena de receção, ou até mesmo protegê-la, por exemplo, aproveitando uma parede exterior da habitação para a sua fixação, ao invés de optar por um mastro no topo do telhado, de forma a minimizar a influência de sinais provenientes de outros emissores, devendo privilegiar-se a orientação do emissor que melhor serve a sua zona de residência. Regra geral, a altura da antena de receção não deverá ser superior à exclusivamente necessária para a correta descodificação do sinal TDT.

[5]O mastro de suporte da antena poderá ter que ser estabilizado através de espias.