Mais colaboração na limpeza de valetas
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Felizmente existem já alguns loureirenses que vêem na limpeza das suas valetas um trabalho cívico que contribui para uma freguesia mais limpa e arrumada. Apesar das valetas fazerem parte do domínio público, em frente a casa de cada um de nós, porque é que deixamos que outros venham fazer o trabalho por nós? Em frente a nossa casa, em meia dúzia de metros, que diferença faz disponibilizarmos meia dúzia de horas por ano para assegurarmos que somos tão limpos das nossas portas para dentro como para fora.

Muitos, neste momento, estarão a questionar qual seria o papel da Junta de Freguesia na limpeza do espaço público que lhe está encarregue assegurar por lei.

Sabemos que, para que as Ruas, Largos, Jardins, Fontes e Tanques da vila de Loureiro estivessem sempre bem limpos, era necessário que o fizéssemos, pelo menos 3 vezes ao ano. Já todos percebemos que no contexto em que vivemos isso é impossível. Assim sendo, o que temos feito é limpar alternadamente em lugares diferentes da freguesia, no sentido de haver alguma justiça na distribuição dos recursos afectos a esta tarefa. É compreensível que existam, também, espaços mais sensíveis, devido à passagem de água no Inverno ou espaços mais centrais da freguesia que tenham que ser limpos com maior regularidade.

Por isso, seria uma boa ajuda, não em relação à Junta de Freguesia, mas à freguesia e a cada um de nós em particular, que mais loureirenses cuidassem da valeta que têm em frente a suas casas.

Os funcionários da Junta de Freguesia poderiam concentrar-se nos troços de Rua onde não existem casas, podiam limpar mais frequentemente os Largos, Jardins, Fontes e Tanques. Poderiam ocupar-se de outros trabalhos a nível da construção de mais passeios e da sua manutenção, reparação de infraestruturas públicas, entre outras tarefas, que aumentariam significativamente a nossa qualidade de vida.

Posto isto, deixamos aqui a sugestão para que colabore e limpe a valeta em frente a sua casa, pelo menos duas vezes por ano.

 

Um exemplo para todos nós

Ao falar neste tema, é justo reforçar a ideia que várias pessoas já tratam da limpeza da valeta junto a casa. No entanto, queremos aqui destacar um loureirense que há anos tem desenvolvido um trabalho magnífico na limpeza das valetas contíguas à sua habitação, indo mais longe que a simples limpeza, tendo transformado a mesma num jardim. Este excelente exemplo de cidadania activa acontece na Rua Dr. António Duarte. Um exemplo a seguir e que aqui queremos elogiar.

O responsável por todo este trabalho é o sr. Albino Neto Vaz, a quem nós prestamos o nosso reconhecimento pelo seu trabalho e esperamos que muitos mais lhe sigam o exemplo. Já imaginaram se grande parte das ruas da freguesia tivessem a apresentação que esta tem naquele local. Certamente que seria falada no bom sentido e um motivo de notícia pela positiva.

Vamos todos deixar de encontrar entraves à nossa participação para o melhoramento do espaço público que usufruímos diariamente. Vamos usufrui-lo bem…