Bem-vindo aos Censos 2011! Colabore
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Estão aí os Censos 2011. Em Loureiro, a Vanessa Ferreira, a Maritza Quintinha, a Ana Filipa Rosa e a Licínia Santos são as recenseadoras que vão casa a casa, família a família, pessoa a pessoa realizar esta grande operação estatística. O coordenador em Loureiro é o Presidente da Junta, Rui Luzes Cabral e o delegado municipal, o Nuno Vitória. Espera-se que a população colabore e que receba bem as recenseadoras, pois só dessa forma, o trabalho será bem realizado. Bem-vindo aos Censos 2011! Colabore...

 

Como se pode ler na página do INE na internet, "O Instituto Nacional de Estatística convida toda a população a participar activamente na realização dos Censos 2011 — o XV Recenseamento Geral da População e o V Recenseamento Geral da Habitação — e a responder com rigor aos seus questionários. 21 de Março é dia dos Censos 2011 (também chamado Momento Censitário). Nesse dia inicia-se o período de resposta, a ele devendo referir-se as informações a prestar.

Todos os alojamentos vão ser contactados pelos Recenseadores do INE, devidamente identificados e que, porta a porta, vão percorrer o país para entrega dos questionários em papel e dos códigos necessários para resposta pela Internet. Pela primeira vez, em Portugal, vai poder responder aos Censos também pela Internet: é cómodo, é fácil e é seguro! Pode fazê-lo entre 21 de Março e 10 de Abril em www.censos2011.ine.pt.

Para o sucesso da operação é indispensável que cada um de nós reconheça a relevância da sua resposta e colabore com o recenseador! Recorde-se que ao responder aos Censos está a exercer simultaneamente um direito e um dever de cidadania. Ao responder aos Censos, cada cidadão está a “contar” para a “fotografia” da população e do parque habitacional.

Essa fotografia só terá qualidade se reflectir a realidade de todos e de cada um. Ao não responder, estará a impedir a nitidez e o rigor do retrato do país e das medidas que, a partir dele, vierem a ser tomadas.

Ao INE coube, ao longo dos últimos 5 anos, a responsabilidade de montar esta grande operação. A partir de 21 de Março o sucesso definitivo dos Censos 2011 passa a estar verdadeira e inquestionavelmente nas mãos de todos e de cada um!

Portugal conta connosco. Nós contamos consigo!"