Estafeta da Solidariedade em Loureiro
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Junta de Freguesia de Loureiro associou-se às comemorações do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social a nível concelhio, integrando a "Estafeta da Solidariedade", iniciativa que tem rodado pelas freguesias do concelho desde Março deste ano. Em Loureiro, a Estafeta inicia-se com a passagem do testemunho, no próximo Domingo, dia 17 de Outubro, e prolonga-se até ao Domingo seguinte, dia 24. Todas as receitas e bens angariados durante esta semana irão reverter para o apoio a causas sociais da freguesia.

 

Do programa a desenvolver nesta semana, destacamos a actividade "JANTAR DAS LETRAS", que, para além do programa gastronómico, contará com uma vertente mais cultural, pedindo-se a todos os presidentes / directores (ou seus representantes) de associações, instituições de Loureiro que partilhem um texto, uma frase, um poema ou uma história com todos os presentes, explicando também o significado desta escolha.

A pobreza e a exclusão são fenómenos reais também na nossa freguesia, agravando-se a cada momento, principalmente numa altura de crise como a que atravessamos. É por isso que faz todo o sentido que as pessoas e as associações e colectividades se envolvam de alguma forma, procurando, se não resolver, pelo menos minimizar as situações mais prementes.

Para o sucesso desta iniciativa precisamos da participação e do envolvimento de todas as associações / instituições, que esperamos se inscrevam na Junta de Freguesia até ao dia 19 de Outubro.

 

Programa da Estafeta da Solidariedade em Loureiro

 

17 de Outubro - Recepção do testemunho, na freguesia de Ul.

20 de Outubro - Pontapé contra a Pobreza - 16.00 horas na EB 2,3 D. Frei Caetano Brandão, com a colaboração do grupo Desporto Escolar e do Clube Desportivo de Loureiro.

"JANTAR das LETRAS" - 20 horas no Restaurante "Quinta do Barão", com a participação das associações da freguesia e aberto a toda a população. (custo do Jantar: 12,5 €)

23 de Outubro - Caminhada da Solidariedade com a colaboração da ACREFA. (Inscrição: 2 €)

"O Casal Aberto" - às 21:30 horas, pelo TAL, no Auditório da Junta de Freguesia de Loureiro.

24 de Outubro - Eucaristia da Solidariedade pelas 11:00 horas.

Sessão de encerramento pelas 15:30, no Auditório da Junta de Freguesia, com a Banda de Música de Loureiro e entrega simbólica dos bens recolhidos. Passagem do testemunho da "Estafeta da Solidariedade" à freguesia do Pinheiro da Bemposta.

 

Durante toda a semana várias instituições irão proceder à recolha de bens, associando-se à campanha "Mãos solidárias".